Automação de E-mails
É possível configurar disparos automáticos de E-mails em alguns processos dentro de nosso CRM, como cadastro de imóveis, compromissos na agenda e outros mais. Venha com a gente nesse artigo conferir e entender essa função do Sistema?
Para chegar à tela de configuração de Automação de E-mails, você pode traçar dois caminhos:
1. Módulos → Adicionar Módulo → Descer a página até encontrar a Automação de E-mails → Acessar.
2. Configurações → Configurações Gerais → Notificações → E-mail
Ambas as opções levarão para a tela a seguir:
Entendendo o funcionamento
Na parte superior da tela, você encontrará um texto dando uma visão geral sobre essa funcionalidade da ImobiBrasil. Recomendamos a leitura desse texto, para entender como o processo funciona e talvez até sanar alguma dúvida.
Logo abaixo do texto, há o campo das Configurações Gerais, onde você pode habilitar ou desabilitar o disparo automático de E-mails, através do status do botão. É importante frisar: existe um limite de envio de E-mails de acordo com seu plano. O Plano Simples tem limite de 150, o Plano Essencial tem limite de 400 e o Plano Impulso de 1000.
Configurando o disparo de E-mails
Existem seis opções para a Automação de E-mails! Vamos entender cada uma delas:
- Quando cadastrar um imóvel: ao inserir um novo imóvel no sistema, o corretor responsável por aquele imóvel receberá um E-mail de notificação.
- Atenção: apenas o corretor receberá o E-mail!
- Ao adicionar um item na Agenda: quando um evento for adicionado na Agenda, o corretor responsável por aquele evento será notificado via E-mail.
- Atenção: apenas o corretor receberá o E-mail!
- Periodicamente ao proprietário do imóvel: o proprietário do imóvel receberá periodicamente um E-mail de notificação para lembrá-lo de informar caso alguma mudança no imóvel tenha ocorrido.
- Atenção: apenas o proprietário receberá o E-mail, o corretor não!
- Relatório Integração Postais: O Administrador receberá um E-mail sobre os imóveis dos seus portais a cada 30 dias. Cada relatório contém os seus portais oficiais e também os personalizados. Os dados trazidos são: número de imóveis; quantidade de possíveis erros; a partir do segundo relatório terá um indicador comparando a quantidade de imóveis do mês atual com o anterior.
- Atenção: apenas o administrador receberá o E-mail!
- Cópia Mensagem corretor: O Corretor responsável pelo imóvel recebe uma cópia das mensagens.
- Atenção: apenas o corretor receberá o E-mail!
- Periodicamente ao proprietário do imóvel: o proprietário do imóvel receberá periodicamente um E-mail de notificação para lembrá-lo de informar caso alguma mudança no imóvel tenha ocorrido.
- Atenção: apenas o proprietário receberá o E-mail, o corretor não!
Veja a seguir o exemplo de uma mensagem que chegou no E-mail de um Proprietário:
A configuração dessa opção ocorre na hora de cadastrar um novo imóvel. Veja a imagem a seguir da tela Imóveis → Incluir → Responsável:
Ao marcar essa opção e clicar na frase “Enviar e-mail periódico a este proprietário (configurar)“, você será redirecionado para a tela de configuração de E-mail ao proprietário.
Aqui, você poderá escolher:
- Periodicidade: a cada quanto tempo o proprietário receberá esse e-mail.
- Personalizar o texto do seu e-mail.
Como alterar a mensagem dos E-mails?
Na tela de “Configurações de Automação de E-mails” clique sobre a engrenagem “⚙️” do gatilho que você deseja personalizar.
Atenção: no gatilho “Periodicamente ao proprietário do imóvel”, essa tela também fornecerá a opção de configuração de periodicidade para os e-mails.
Você será redirecionado para uma página onde poderá configurar uma mensagem padrão para ser escrita no E-mail da opção em qual você clicou.