Negócios/Funil de Vendas

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Negócios/Funil de Vendas

O Funil de Vendas pode ser considerado tanto uma ferramenta, recurso ou até mesmo uma metodologia. Porém, a importância dele vai além disso, pois você deve saber como ele ajudará a entender e administrar os seus leads, desde os que estão no topo do funil, chamados popularmente de “Leads Frios” até os famosos “Leads Quentes”, que possuem mais probabilidade de se tornarem clientes. 

O principal objetivo do funil é fornecer um acompanhamento preciso dos leads de clientes durante sua jornada, desde o primeiro contato com sua imobiliária até a efetivação da compra ou locação do imóvel, e assim, se tornar um cliente, de fato.

Quais são as etapas para o Funil?

Podemos dividir o Funil de Vendas em 4 etapas básicas, para que se tenha visualmente um controle sobre em qual fase o lead está. Na ImobiBrasil, os estágios vão do topo até o fundo do funil.

Contato – O primeiro contato com o cliente, onde você colhe informações a respeito do que seu cliente procura e necessita.

Visita – Com a ficha do cliente montada, seus desejos estruturados e transformados fisicamente em um imóvel, vem a parte da visita.

Proposta – Após o cliente ter feito a visita ao Imóvel e apresentado uma proposta, o Negócio vem para essa etapa.

Negociação – Aonde as partes interessadas entram em debate sobre a negociação do imóvel e desenvolvem os contratos necessários para finalizar a venda ou locação, entre outros.

Como utilizar o funil de negócios da ImobiBrasil?

1 – No ImobiBrasil, para acessar o Funil, basta ir em seu sistema e percorrer o seguinte caminho: CRM Imóveis >> Negócios.

Esta será a “cara” do seu Funil de Negócios. Por aqui, você acompanhará todas as etapas dos leads, mas não se preocupe, é possível editar, excluir ou acrescentar etapas conforme a maneira que tratará o seu lead.

1.2 – Configurar o Funil

Neste botão, é possível configurar as etapas do funil e também as permissões para cada corretor que acessa o seu sistema.

As etapas podem ser acrescentadas conforme sua necessidade aumente!

E claro, sem perder o controle sobre tudo! Em cada etapa, é possível definir por quanto tempo o lead pode ficar parado. Para fazer isso, clique neste ícone:

Após configurar tudo corretamente, basta clicar em “Salvar”.

1.2.1 — Permissões do Funil de vendas

As permissões de quem poderá observar os leads (para saber mais sobre Permissões dos Usuários no sistema, clique aqui).

Após configurar tudo corretamente, basta clicar em “Salvar permissões”.

1.3 – Histórico do Funil

Aqui, você pode verificar o histórico dos leads do seu funil, os leads ganhos, perdidos e ativos, sendo possível filtrar por cliente, corretores, etapas, imóveis, etc.

Toda a vida dos seus leads de uma maneira organizada e de fácil acesso!

Também temos filtros de buscas para facilitar a busca por leads específicos:

Ficar preenchendo datas parece um pouco chato? Calma! Temos a solução!

Basta clicar neste botão:

Existem diversos filtros de preenchimentos que vão facilitar ainda mais a sua busca!

Quantidade de negócios e páginas, separados também por fases: Ganhos, Perdidos e Ativos.

Prefere uma versão impressa? Sem problemas! É possível imprimir um Relatório de todos os leads, de maneira prática e fácil:

1.4 – Cadastrar os leads

Clicando nele, abrirá a seguinte janela, para que você possa alimentar o negócio com informações sobre o lead.

Foi criar o lead e esqueceu de cadastrar seu cliente no sistema? Sem problemas. Basta clicar no “+”:

Isso serve para uma melhor descrição do lead. Você consegue vincular o cliente, corretor responsável, título, imóvel que está sendo tratado, sua etapa, a data prevista que será concluído, a probabilidade de sucesso desse lead e uma descrição personalizada!

1.5 – Sobre o Lead.

Cada etiqueta referente a um lead fica em uma etapa do funil, e para alterar a etapa que ele se encontra basta arrastá-lo para a etapa desejada.

O lead foi PERDIDO? Ou melhor, foi GANHO?

Ao arrastar os leads pela tela, você terá essas ações disponíveis para movê-lo.

Cada etiqueta referente a um lead também possui informações importantes, vamos ver um pouco mais?

Vamos pegar o lead do Luiz como exemplo!

Temos uma breve descrição do imóvel atrelado ao negócio do Miguel, como o código de referência do imóvel #997456 e o título “Casa em Condomínio para Venda”.

Ao clicar nesse ícone, uma janela de opções para aquele lead será aberta:

  • Clicando em “Editar“, a janela de edição será aberta, onde você pode configurar algumas informações do lead:
  • Clicando em “Interagir“, uma nova aba com mais informações da sua negociação com aquele lead será aberta. Ali, você pode interagir com ele. Ela fica localizada dentro do perfil do cliente cadastrado em seu sistema (Clique aqui para saber mais sobre cadastros de clientes):

À esquerda da tela, tem informações sobre o nome do negócio, a descrição contida no lead, a etapa em que se encontra, o corretor responsável, probabilidade do lead ser concretizado (e, assim, se tornar realmente um cliente), data de fechamento esperado para ser concluído e abaixo a descrição do imóvel juntamente com uma foto dele:

  • Clicando em “Sinalizar“, você sinaliza aquele negócio, para se lembrar, mais tarde, de checá-lo, alterá-lo, enfim, interagir com ele:
  • Passando o mouse sobre “Informações“, uma janela será aberta com as informações daquele negócio:
  • Clicando em “Próxima Etapa“, você avança o lead para a próxima etapa.
  • Clicando em “Ganho“, você marca aquele lead como ganho.
  • Clicando em “Perdido“, você marca aquele lead como perdido.
  • Clicando em “Excluir“, você exclui aquele lead.

Revisou os itens do lead e percebeu que faltou uma anotação crucial ao lead? Não se preocupe!

Anotação: Anotações em geral, pautas abordadas durante a visita do imóvel, propostas apresentadas que foram mais bem aceitas ou até mesmo um interesse mais profundo no imóvel, fazendo assim a sua reserva. 

Não gostou dos títulos? Que tal um personalizado? Basta clicar no “+” e inserir um título que melhor descreve sua anotação!

Visita: Anotações referente a visitas. Também tem funcionalidades específicas, como a data e a hora em que a reserva foi agendada.

Proposta: É de suma importância ter anotado na vida do lead uma proposta feita ao cliente, pois, assim, você tem um controle sobre o que foi ofertado e a contra proposta pode ser uma “Carta na manga” que fará toda a diferença!

Reserva: Na anotação sobre a reserva, é inserido a data do início e fim da reserva desse imóvel para esse cliente!

Após tudo isso, basta clicar em “Salvar”.

“Mas ImobiBrasil, com tantas anotações e fundacionalidades, como vou ter um controle sobre tudo isso?”

Não se preocupe! Todo lead possui a sua “Vida”, que é onde tem todas as anotações a respeito deste lead, sua descrição e quem foi o usuário que realizou a alteração!

E claro, com filtros de busca de anotações!

1.6 – Negócios Estagnados

Mas e para saber quais leads estão estagnados no funil e precisam de uma atenção maior?

Para todos os leads que passam do tempo estipulado pelo administrador, o negócio fica em evidência, tendo a sua cor de fundo alterada:

Novos Botões de Controle!

Ficamos felizes em trazer mais uma atualização para o CRM, dessa vez no funil de vendas, que tornará o acompanhamento de negócios ainda mais eficiente: os novos botões de controle.

O que são os botões de controle do funil de vendas?

Os botões de controle do funil de vendas permitem que você personalize a exibição dos negócios no funil de acordo com suas necessidades. Você pode escolher se deseja exibir os negócios ativos ou finalizados e alternar entre exibir o quantitativo financeiro ou numeral.

Como usar os botões de controle do funil de vendas?

Para usar os botões de controle do funil de vendas, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse a página de funil de vendas.
  2. Clique no botão “1” se deseja exibir os negócios ativos ou finalizados.
  3. Clique no botão “2” para alternar entre exibir o quantitativo financeiro ou numeral.

quantitativo financeiro é o valor total dos negócios em cada etapa do funil de vendas. Ele é calculado somando o valor de todos os negócios que estão naquela etapa.
Por exemplo: se você tiver três negócios na etapa de negociação, com valores de R$ 100.000, R$ 200.000 e R$ 300.000, o quantitativo financeiro dessa etapa será de R$ 600.000.

quantitativo numeral é o número de negócios em cada etapa do funil de vendas. Ele é calculado contando o número de negócios que estão naquela etapa. Por exemplo: se você tiver três negócios na etapa de negociação, o quantitativo numeral dessa etapa será de 3.

Benefícios dos botões de controle do funil de vendas

  • Maior controle sobre a exibição dos negócios: Com os botões de controle, você poderá escolher exatamente quais negócios deseja visualizar no funil de vendas. Isso permitirá que você se concentre nos negócios mais importantes e tome decisões mais informadas.
  • Visualização financeira ou numeral: Você poderá escolher se deseja visualizar o quantitativo financeiro ou numeral dos negócios no funil de vendas. Isso permitirá que você acompanhe o desempenho financeiro do seu negócio ou o número de negócios em cada etapa do funil de vendas.
  • Configuração salva no navegador: O funil de vendas salvará a última visualização que você escolher no navegador do seu dispositivo. Isso significa que, na próxima vez que você acessar o CRM Imobiliário, o funil de vendas será carregado com a mesma configuração que você deixou da última vez.

Chegamos ao fim desse tutorial e ficamos muito felizes em poder ter te ajudado. Caso ainda tenha dúvidas sobre outro assunto, temos outros tutoriais disponíveis sobre o sistema.

Vale lembrar que temos canais de atendimentos para tirar suas dúvidas, são eles: WhatsApp, atendimento online, telefone e e-mail.

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